Viver a casa é viver também o território e a comunidade onde está inserida. Fora de portas encontrará vizinhos afáveis sempre disponíveis para ajudar e a mercearia ambulante os vendedores queijo e pão, que se deslocam com regularidade a Monsaraz. Mais ou menos à hora esperada, ouve-se a buzina, os vizinhos e as vizinhas espreitam e, pouco depois, aglomeram-se junto da carrinha.

De noite ou de dia, a pé ou de bicicleta, os passeios pela vila e pelo campo, podem ser uma das formas para tomar contacto com o céu estrelado, com a história e com a fauna e a flora locais, especialmente durante as temperaturas amenas da primavera, estação que transforma os campos em verdadeiras e inspiradoras telas coloridas.

A albufeira de Alqueva proporciona atividades naúticas e balneares imperdíveis, enquanto o céu garante uma viagem de balão de ar quente memorável. Em terra, e com origem na terra, poderá conceber uma peça em barro no centro oleiro de São Pedro do Corval, fazer uma prova de vinhos tecnológicos ou artesanais, experimentar a gastronomia regional ou visitar e experimentar as novas tendências da produção de Gin e de cerveja artesanal.

Embora a pacatez do local inspire ao descanso, haverá sempre sítios a visitar ou algo a acontecer. Numa terra povoada desde tempos remotos, não faltam monumentos históricos para conhecer, nem tampouco cultura para experienciar. Ao longo do ano terá sempre uma exposição a visitar ou um evento cultural ou desportivo a assistir, enquanto complemento à estadia na Casa.