tabuleiro_alquerque-2.png

As regras do jogo Alquerque

Cada jogador ocupa duas fileiras do quadrado central, completando um triângulo externo, totalizando 36 peças.

1) Colocar as peças no tabuleiro para que apenas a posição do centro fique livre.

2) Decidir quem joga primeiro, por exemplo, atirando uma moeda.

3) Cada jogador move uma peça, na sua vez, numa das direções inscritas no tabuleiro.

4) Os movimentos podem ser habituais ou de captura. No primeiro caso, a peça desloca-se para um ponto adjacente desocupado. As capturas são efetuadas quando o jogador tem uma peça junto de uma das do adversário, encontrando-se livre o ponto imediatamente a seguir. Nesse caso, a peça salta por cima da do adversário para o ponto livre e o jogador retira esta última do tabuleiro.

5) As jogadas de captura de uma ou mais peças são obrigatórias.

6) O jogador pode “comer” a peça do adversário quando reparar que ela não fez uma captura possível, sem prejuízo da sua própria jogada.

7) Quando se apresentar mais do que uma possibilidade de captura, o jogador é livre de escolher qual a peça ou a direção para efetuar o movimento. Vence o jogador que se encontre numa das três situações seguintes: – Conseguir tomar todas as peças do adversário; – Possuir mais peças quando for aparente que não vai haver mais capturas; – Impossibilitar o movimento das peças do adversário.

8) Pode ocorrer um empate em qualquer altura do jogo, por acordo entre os jogadores, quando ambos têm o mesmo número de peças e se torna evidente que não vai haver mais capturas. Os empates são muito comuns.

 

Fonte: Exposição “Pedras que jogam, jogos de tabuleiro de outras épocas”, Catálogo da exposição. Abril de 2004. Org. Adelaide Carreira (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).